Pesquisa

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

 COMO TEMA MAIS VOTADO DA ENQUETE, TIVEMOS A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, ENTÃO SEGUE ABAIXO O POST  =)

Muitas vezes nos sentimos atraídos por dietas que parecem fazer milagres, que prometem um emagrecimento rápido e aparentemente fácil. A cada semana a tentativa é por uma nova dieta,  porém, estas não são tão inofensivas e podem trazer riscos a nossa saúde, são as famosas dietas da moda, dieta da Lua, dieta da Proteína, dieta da Sopa....

Muitas destas dietas são elaboradas por profissionais não capacitados, e podem ser tão restritivas, que colocam o organismo em uma situação de risco nutricional. Muitas  não obtém sucesso porque depois de um tempo a pessoa desiste, fica cansada com a monotonia de comer sempre a mesma coisa e assim retorna aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares recuperando o peso  novamente (famoso “efeito sanfona”).’

Surge então o conceito da Reeducação Alimentar, um processo gradual de mudanças de hábitos e a conscientização do que faz bem. Que sugere mudanças na conduta alimentar, levando a uma vida mais saudável.
Portanto, reeducar-se implica em conhecimento dos alimentos, orientação por parte de um profissional capacitado, vontade de mudar hábitos e principalmente  disciplina já que é um processo a ser mantido por toda a vida.

O equilíbrio da Pirâmide

Na ilustração abaixo temos a Pirâmide dos Alimentos, composta por todos os grupos de alimentos, tendo como objetivo demonstrar as porções recomendadas de cada por ordem de prioridade de consumo.

 


O Grupo 1 (Carboidratos) representa de 6 a 11 porções/dia;
O Grupo 2 (Verduras e Legumes) representa de 3 a 5 porções/dia;
O Grupo 3 (Frutas) representa de 2 a 4 porções/dia;
O Grupo 4 (Leguminosas) representa 1 porção/dia;
O Grupo 5 (Carnes) representa 2 a 3 porções/dia;}
O Grupos 6 (Leites e Derivados) representa de 2 a 3 porções/dia;
O Grupo 7 e 8 (Óleos, Gorduras e Doces) usar com moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário